Gráficos e Estatísticas Do Consumo De Água Mundial:

   De fato, o consumo mundial da água cresceu mais de 6 vezes entre 1900 e 1995 – mais que o dobro da taxa de crescimento da população, e continua a crescer rapidamente com a elevação de consumo dos setores agrícola, industrial e residencial.
“Atualmente a quantidade de água usada em todo o mundo na produção de alimentos é da ordem de 7 mil metros cúbicos. Em 2050, a previsão é de que essa quantidade aumente para 11 mil metros cúbicos, o que significa quase o dobro da água utilizada hoje” – diz o professor Jan Lundqvist, diretor do Comitê Científico do Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI). “A população mundial dobrou desde os anos 60 até agora. No mesmo período, o consumo de água aumentou seis vezes. Chegamos ao ponto em que já se usa mais da metade dos recursos de água doce existentes no mundo. Quando a população global for novamente dobrada em quantidade, de onde virá a água?”, adverte o professor Peter Rogers, da Universidade de Harvard.
   “As mudanças climáticas já representam um sério impacto sobre os recursos hídricos”, observa o cientista americano. E a necessidade de cumprir a meta do Milênio da ONU, de reduzir para a metade a pobreza extrema no mundo em 2015, implica um aumento imediato da produção de alimentos.
   A solução para evitar uma crise global de escassez de água, segundo os cientistas, está na utilização mais eficiente da água e no desenvolvimento de novas tecnologias.
“Precisamos criar sistemas de produção mais eficientes, aperfeiçoar as fórmulas de gestão a fim de não desperdiçar a água de rios e reservatórios e fazer uso mais eficiente da água das chuvas a fim de reduzir a evaporação improdutiva. Já começam a surgir também tecnologias mais eficientes, assim como pesquisas para produzir alguns tipos de grãos com água salgada”, diz Lundqvist.
   O professor Rogers destaca a necessidade de vontade política de todos os governos e atores envolvidos para implementar o melhor gerenciamento dos recursos hídricos.
“É preciso desperdiçar menos, reciclar mais, encontrar novas práticas agrícolas para otimizar a utilização da água, reduzir a quantidade de água usada nas grandes metrópoles e deixar de ver a água como um recurso inesgotável. A margem de desperdício de água no mundo é enorme atualmente. Portanto, o potencial da melhoria da eficiência no uso da água é também enorme”, conclui.


                                                   GRÁFICOS: